Observações
ATENÇÃO:
1.
Todo 5º dia útil do mês subsequente serão divulgados, neste site, os Valores Finais de referência para o preço do leite pago ao produtor.
A diferença em relação as dados publicados após as reuniões do Conseleite MG, é que os Valores Finais são calculados
a partir dos dados coletados no mês fechado (Exemplo: 01 a 31/05), enquanto que o resultado prévio,
divulgado antes do fechamento do mês, são Valores de Referência calculados a partir dos dados relativos até o dia 20 do mês vigente.
2.
A partir do mês de Junho/23, o "Valor de referência do leite padrão" passa a ser nomeado como "Valor Base de Referência".
Ressaltamos que, os padrões de volume e qualidade utilizados para cálculo deste valor, seguem sem alteração. A única atualização foi a nomenclatura.
____________
Outros parâmetros são considerados pelo mercado para estabelecer o valor final do leite a ser pago ao produtor, tais como:
1) Fidelidade do produtor junto ao laticínio; 2) Distância da propriedade ao laticínio; 3) Qualidade da estrada de acesso à propriedade rural; 4) Temperatura de entrega do leite; 5) Capacidade dos tanques de resfriamento de leite da propriedade; 6) Tipo de ordenha; 7) Adicionais de mercado devido a oferta e procura pelo leite na região. Estes parâmetros não estão contemplados neste simulador de valores de referência do Conseleite.
(*) O "Valor Base de Referência" refere-se a um leite que possui:
3,30% de gordura, 3,10% de proteína, 400 mil uc/ml de células somáticas (CCS), 100 mil uc/ml de contagem bacteriana (CBT), até 160 litros de volume médio entregue por dia.
(**) Os teores de Contagem de Células Somáticas (CCS) e Contagem Bacteriana (CBT) para o "leite analisado" devem corresponder à média geométrica das análises da matéria-prima leite realizadas nos últimos 3 meses. A utilização da média aritmética é desaconselhável, pois sempre resultam em menores ágios ou maiores deságios para a matéria-prima leite.
27 de Outubro de 2023, a partir das 16h.